segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Posted by Unknown On 09:55
O Escritor : Paulo um servo e por isso obediente persistente e abnegado; um apóstolo  e por isso tendo autoridade  , missão ,experiencia , coragem  e responsabilidade. O destinatário: Tito  um crente gentio um filho  na fé de Paulo. A saudação fala de : Graça que fornece alento espiritual  para suportar a provação ; ''Misericordia'' , que alivia  o peso da provação ; paz  , que conserva o espirito sereno apesar da provação.

O governo na igreja O local (5-16). Vemos que o titulo ''prebítero'' (ancião) e bispo (superintendente) se referem  á mesma pessoa , a Palavra presbítero apontando a pessoa e bispo, o serviço.
Esse serviço quando o presbítero tratava contradizentes , era o de exortar na sã doutrina e convencer ; tratando-se dos mentirosos ,tapar-lhes a boca ; no caso dos mau feitores , reprovalo severamente ; e no caso dos crédulos , preveni-los contra fábulas judaicas. Cada um das qualificações de ancião na igreja  deve ser ponderadas quando vemos  todas elas reunidas num irmão de idade e experiencia , não podemos duvidar que esse seja um verdadeiro ancião na igreja.

Procedimento Cristão. Notemos neste trecho a ultíma relação  entre credo e conduta entre verdade e vida. pode dar-se o caso de algum idoso (ou menus velho) ser são na fé, mas não na paciência. Notemos  o que as mulheres Idosas devem ser,e o que não devem ser. Das mulheres Idosas Lemos Sete coisas   ,ensinam que a esfera no ministério principal da mulher é o lar. Algumas podem ser chamadas para interesses gerais , mas a maioria pode melhor servir a Deus  como esposas e mães. No caso dos moços vemos uma diferença interessante pois  para eles , tito deve se apresentar-se  como modelo , ensinando  pelo seu exemplo , boas obras , doutrina incorruptível etc. Os servos têm o precioso privilégio de ser ''ornamento da doutrina'' em tudo. isso poderá animar qualquer crente a ser servo ao menus  em algumas  coisas -- talvez a Igreja. 
A graça de Deus. Em torno destes versículos acumulam-se uma infinidade de pensamentos : o que a graça de Deus ; como se manifestou ; o que traz , a quem traz ; a conduta que ela Ensina ; a esperança que ela inspira ; a quem foi o mensageiro dessa graça , e qual a sua obra. ''trazendo salvação a todos os homens''.
Esta afirmação parece ter propósito de contradizer a idéia gnóstica de que salvação era apenas para os iluminados''.

Admoestações finais. Este capítulo diz muito sobre boas obras, ao mesmo tempo que nos ensina que nossa salvação é pela misericórdia divina e não por nossas obras de justiça. aqui o apóstolo enprega a Palavra Salvação , como quase sempre no sentido de Salvação do pecado , referindo-se a ela  como purificação e ''renovação''. lavagem remove a imundícia ,o mal e a renovação introduz o que antes não havia : o bem. Cada um Pode , com  bastante proveito ,fazer uma lista de tudo que a graça de Deus te tirado da sua vida :  antigas inclinações más ambições baixas desejos carnais etc; e depois acrescentar as novidades que o evangelho de Cristo lhe tem trazido : novos interessantes , novas simpatias, novos serviços etc.
Nesta epístola a vida eterna é uma esperança e não uma atualidade , como geralmente no NT. A verdade toda é que essa abençoada vida pode ser gozada constante e diariamente (mediante a fé em Cristo) agora , mas será conhecida em toda a sua plenitude no porvir , por ser a vida Familiar  dos céus , a vida de Deus, a vida exemplificada em Cristo, a vida que foi contemplada pelos discípulos (1 Jo 1.1,2), a única vida que permanece. Devemos pôr sentido nas coisas que o crente evita ,segundo o ensino do versículo 9. As ''genealogias'' dos israelistas foram perdidas durante o Periodo cativeiro , e haviam  de ser recortadas  pela maioria inperfeitamente , e disso resultavam  interminaveis discussões sem proveito. 

0 comentários:

Postar um comentário